domingo, 24 de maio de 2009

Corrida da Corpore 12,5KM- 24 de maio de 2009

Como etapa da minha preparação para correr a meia-maratona do Rio de Janeiro, em 06 de setembro deste ano, participei da corrida de 12,5KM da Corpore, na Cidade Universitária, em S.Paulo. A corrida também foi disputada na distância de 25KM, quando os corredores deram duas voltas no mesmo percurso.
Quase 5.000 corredores participaram da prova, que teve algumas inovações na organização, especialmente com relação à retirada dos kits, que se deu no dia da corrida. Não houve filas, mas como a largada foi marcada para às 7:30h, (mais cedo do que de costume), sobrou pouco tempo para os atletas retirarem os kits, se dirigirem ao guarda-volumes e ainda dar aquela passadinha no banheiro. Muita gente acabou largando alguns minutos depois dos primeiros, sem se alongar e sem se aquecer.
A camiseta da corrida (muito bonita), somente foi entregue ao final da prova, com a devolução do chip. Os atletas também receberam lanche, frutas, iogurte e isotônico, bem gelado. Estava fácil estacionar, mas a Praça do Cavalo (local onde se retiravam os kits) fica muito longe do Portão 01, por onde todos obrigatoriamente entravam de carro; quem estava atrasado teve que apertar o passo.
O percurso não é dos mais difíceis. No site da prova, havia um gráfico de altimetria indicando que havia duas subidas no percurso: uma logo no primeiro quilômetro e outra depois do décimo. Mas essa primeira subida é imperceptível, não dá nem prá ajudar a aquecer; e a segunda é bem acentuada, mas bem curta, nem chegando a interferir na frequência cardíaca. Logo, não atrapalharam ninguém. A distribuição dos postos de abastecimento foi muito boa e não houve congestionamentos para pegar água ou gelo.
Durante o trajeto, os corredores foram brindados com uma mini-escola de samba que toca muito bem; são mais ou menos uns 15 adolescentes, com maestro e tudo, que vêm comparecendo a todas as corridas organizadas pela Corpore; tocam como gente grande e o som da bateria dá uma animada geral nos corredores.
Meu objetivo na corrida. Escolhi essa prova como preparação para correr distâncias maiores. Eu nunca havia passado dos 10KM, ao menos oficialmente. Como pretendo correr os 21KM no RJ a uma velocidade de 10KM/h (bom ritmo para uma estreia), experimentei correr os 12,5KM nessa velocidade, do início ao fim; consegui essa marca em cima da pinta: passei pela marca dos 10KM em uma hora e terminei o percurso em 01h15min. Missão cumprida! Não me senti cansado ao final; acho que dava para ir um pouco mais longe. Isso já é resultado dos "longões" (treinos longos, acima de 10Km), que venho realizando sob os cuidados da minha treinadora Christina C. Draheim.
Conclusão final sobre a Corpore 12,5K- Gostei da prova e recomendo. Mas como não é muito comum uma corrida ter a distância de 12,5KM, fica difícil comparar seu desempenho nessa prova com o de outras de mesma distância. Como início de preparação para desafios maiores, acho que é uma boa pedida.

Abaixo, minha foto pós-prova. À direita, Rosângela Morgado, minha gerente de logística e marketing, idealizadora deste blog; à esquerda, minha médica, Tayrine Mazotti.




3 comentários:

  1. Meu primeiro paciente! Parabéns pela corrida =D

    ResponderExcluir
  2. legal, fe você continua fera na corrida!
    parabens, torcemos por voce, ivone e companhia!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Marques, Top spin2 de junho de 2009 às 17:01

    Eu fui um dos que largou atrasado; 07:30h é muito cedo.

    ResponderExcluir