domingo, 15 de novembro de 2009

Corrida 10K Brasil- Caixa

No dia 08 de novembro de 2009, no Ibirapuera, em S.Paulo, foi disputada a 10K Brasil- Caixa. A largada se deu ao lado do Parque, no estacionamento da Assembléia Legislativa, de onde partiram os 5.000 atletas.
Muitos profissionais participaram do evento, pois a prova serviu como seletiva para formação da elite para a São Silvestre deste ano. Prá se ter uma ideia, a prova masculina foi vencida por um corredor da Tanzânia! Quenianos também foram vistos por lá, além de nomes do atletismo nacional, como a Marizete Moreira, que terminou em terceiro lugar.

Organização da prova- A Yescom, inteligentemente, limitou o número de coredores a 5000, sendo 2000 para os 10k, 2000 para os 05K e 1000 para a caminhada. Ao contrário do que ocorre em outros eventos, as largadas foram muito bem separadas, não havendo nenhum contato entre os corredores que percorreram distâncias diferentes; ninguém correu risco nem teve que desviar.
A retirada do Kit se deu no Ginásio do Ibirapuera, de forma bem organizada. O Kit é razoável, assim como a camisa, que é bem fresca, mas bem simples.
Os postos de abastecimento foram bem distribuídos, mas não foi servido isotônico no final (única ressalva a fazer). O número de banheiros químicos era bom e o guarda-volumes estava bem organizado.
O lugar mais seguro para deixar o carro era o estacionamento do Ginásio do Ibirapuera, bem próximo à largada. Preço único: R$ 30,00. Meio salgado, mas com a certeza de que seu carro estará lá no final da prova. Logo cedo, por volta das 07:00h, já havia um enxame de "flanelinhas" na proximidade da largada; incrível como eles ficam sabendo dessas provas! Muita gente estacionou mais longe e veio andando por dentro do Parque, mas não sei dizer o quanto eles tiveram que caminhar; não sei se compensa.

A Corrida. Depois de uma semana de sol escaldante, os corredores receberam um presente na hora da largada: uma manhã de clima fresco, sem sol. Parecia um milagre. O percurso, segundo o site do evento, era quase 100% plano. Com base nessa informação, fui num ritmo relativamente forte nos primeiros cinco quilômetros. Porém, por volta do sexto, vi que a informação não era das mais precisas, pois a subida da Rubem Berta é bem inclinada e bem longa, durando quase um quilômetro. Mas logo depois vem um trecho em declive que permite recuperar o gás.
Nos últimos quilômetros, procurei manter um ritmo médio para concluir em menos de uma hora; e consegui, chegando ao final em 58 minutos, com batimento cardíaco médio de 175bpm e gasto de 875 calorias.
Me inscrevi nessa prova sem muitas expectativas, basicamente prá não ficar parado, já que perdi a inscrição para o Ayrton Senna Racing Day, que aconteceu no mesmo dia. Acabei fazendo um bom treino para a Track & Field, onde quero baixar tempo. Mas, no final das contas, gostei da prova, sobretudo pela novidade de correr perto do Parque do Ibirapuera. A medalha fornecida ao final é bem legal e a prova é daquelas que vale a pena disputar. É mais uma da yescom que eu recomendo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário