domingo, 20 de setembro de 2009

Meia-Maratona Internacional do Rio- Ambiente e Organização da Prova

Dada a magnitude da meia maratona internacional do Rio de Janeiro, disputada dia 06 de setembro de 2009, dividi em dois posts meus comentários acerca da prova. Neste primeiro, vou descrever todo o clima que antecedeu o evento e a eficiente organização da yescom. No segundo post, vou falar da minha viagem, da hospedagem e da minha experiência em correr os 21KM pela primeira vez.
Retirada do Kit- A entrega do kit da prova se deu ao lado do Museu de Arte Moderna, o MAM, que fica na praia do flamengo. Havia uma fila, no sábado que antecedeu a prova, de mais ou menos 50 corredores. Mas eram tantas pessoas entregando os kits, que a fila se dispersou em menos de 10 minutos. Ótima organização. O kit continha, além de alguns brindes, um guia da prova e a camiseta, de ótimo material (Adidas Climalite), bem melhor que a camiseta do circuito das estações, também da Adidas.
Ambiente da prova- A Meia do Rio teve sua largada em S.Conrado, com chegada no Aterro do Flamengo; em razão disso, muitos "maraturistas" preferiram, como eu, se hospedar no Flamengo, próximo à linha de chegada. Em consequência, as ruas do Flamengo no sábado à tarde estavam totalmente tomadas por atletas; só se via gente andado com a sacolinha do kit da prova, tênis e camisetas de outras corridas; sem exagero, num raio de três ou quatro quarteirões, só se falava na Meia do Rio.
No hotel em que eu me hospedei (Windsor Flórida), só se viam corredores chegando e fazendo o check in na recepção. O café da manhã do hotel, no dia da prova, foi antecipado para às 05:30 da manhã, para não atrasar os atletas. Para se ter uma idéia de quantos corredores estavam no hotel, houve uma imensa gritaria no sábado à noite, quando o Brasil marcou seus gols contra a Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo; ou seja, ninguém saiu do hotel, em pleno sábado à noite, no Rio, para descansar bastante na véspera da prova.
No domingo, dia da corrida, desci às 06:00h para tomar café (a largada era às 09:00h); para descrever o restaurante do hotel, imagine uma praça de alimentação de shopping, com mais de 200 pessoas, todas com camisetas de corrida. Era isso: inacreditável! Acho que 90% dos hóspedes do hotel estavam ali por causa da prova.
Organização da prova- No dia da corrida, para não me atrasar, saí do hotel às 06:45h; fui de táxi e cheguei no local da largada às 07:10h, sem trânsito e sem transtornos. Já havia umas 1000 pessoas no local; bastante gente pelo horário, mas quase nada perto das 17mil que participaram da corrida; e não havia outras provas simultâneas de 05 ou 10KM não: todos correram os 21KM.
Para se ter uma idéia do tamanho do evento, havia quase 01KM de banheiros químicos próximos à largada; os banheiros estavam muito limpos, tinham torneira, papel toalha, papel higiênico e até espelho; eram tantos, que não havia filas; usei pela última vez às 08:45h, em ótimas condições de limpeza e sem tumultos.
Em razão da largada e a chegada se situarem em locais distintos, os guarda-volumes eram dentro de ônibus, que levaram os pertences dos atletas até a chegada; bastava procurar o ônibus pelo seu número de inscrição. Tudo muito fácil e eficiente.
Na largada, havia separação dos atletas de acordo com o pace (tempo que o corredor leva para concluir 01KM); isso é fundamental para evitar tumultos e acidentes, desde que os corredores respeitem as marcas.
Caminhei cerca de 15 minutos até passar na linha de largada (onde o tempo dos corredores começa a ser cronometrado); nesse momento, todo mundo dá aquele tchauzinho para a câmera da Globo e engrossa o coral da música do Esporte Espetacular, marcando o ritmo da música com palmas; é de arrepiar!
O bom humor do carioca é demonstrado em vários momentos; antes da largada, circulavam entre os corredores vendedores de banana (para evitar cãimbras) e vendedores de carboidratos em gel (essa eu nunca tinha visto!). Dei muita risada. Por volta dos 10 minutos de prova então, já havia gente gritando nas ruas: "Podem ir devagar que o Keniano já ganhou...".
Durante o percurso, havia postos de hidratação fornecendo água e, num deles, gatorade bem gelado. Na chegada, tudo normal e bem organizado; foi fornecido mais isotônico, os ônibus de guarda-volumes estavam bem próximos e o chip de cronometragem foi devolvido pelos atletas sem tumultos; a medalha de conclusão da prova é nota 10, das melhores mesmo.
Nada a reclamar da organização da prova. Pelo menos nessa, a yescom está de parabéns, já que na maratona de S.Paulo muita gente reclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário