domingo, 19 de julho de 2009

Super 9k- Montevérgine- Autódromo de Interlagos

No dia 09 de julho, feriado estadual em S.Paulo, corri a Super 9K Montevérgine, no autódromo de interlagos. Para quem pretende disputar o Ayrton Senna Racing Day, em novembro, essa prova é um bom treino. Era permitido dar apenas uma volta completa no circuito (4,5KM), ou duas voltas.
Inscrições- A prova é organizada pela yescom e teve as inscrições abertas até praticamente a véspera da corrida. Acabou sendo uma boa para quem perdeu a inscrição da Adidas, que esgotou muito cedo na edição de 12 de julho de 2009. O valor da inscrição foi de R$45,00.
Kit da Prova- o Kit da corrida contém sacola esportiva, produtos da Montevérgine e a camiseta da prova, azul de manga comprida, de ótimo material; é fina e não esquenta muito, adequada para encarar as subidas "quentes" do autódromo. O kit foi retirado num shopping, na av.Turiassu, em S.Paulo; o único problema, é que a retirada se deu apenas nos dias 07 e 08 de julho (terça e quarta-feira, dias úteis). Isso deve ter atrapalhado muita gente.
Organização do evento- A Prefeitura de S.Paulo apoiou a realização dessa prova, o que facilitou a chegada ao autódromo; funcionários da CET agilizavam o acesso na entrada; eram 3500 corredores e sobraram vagas de estacionamento dentro do autódromo; os guarda-volumes estavam bem posicionados e havia muitos banheiros livres e limpos; ninguém precisou usar os banheiros químicos. Os postos de abastecimento estavam bem distribuídos ao longo da prova, mas não foi fornecido isotônico ao final da corrida. O chip já havia sido entregue junto com o kit da prova. A medalha entregue aos que concluíram o percurso é dourada, muito bonita. O único empecilho mesmo é ter que trafegar na av.Interlagos; mesmo no feriado, sem ninguém na rua, é impossível andar mais de cem metros sem parar num dos semáforos, que não são sincronizados de forma lógica; quem estiver atrasado se complica, mesmo sem congestionamento.
A prova- A largada se deu pontualmente às 8:00h, para as duas distâncias. Quem já participou do Ayrton Senna Racing Day, que é disputado na forma de revezamento, está acostumado com uma largada mais tranquila do que foi a Super 9K. Isso porque no ASRD menos corredores largam: a maioria aguarda a sua vez de correr, revezando. Já na super 9K eram 3500 corredores. Não é tanta gente assim, mas como logo após a largada já vem o "S" do Senna, que é estreito, quem estava lá no miolo teve que reduzir um pouco a velocidade. Mas logo depois do segundo quilômetro, quando a pista é mais larga, tudo se resolveu.
O dia estava lindo e o sol chegou a brilhar forte (cerca de 25 graus, em pleno inverno); o autódromo possui três subidas ao final de cada volta; na primeira volta, você só acha "pesada" a última subida, que além de muito íngrime, é inclinada, obrigando você a correr com os pés em desnível por quase um quilômetro; mas na segunda volta, com o calor e o cansaço, as três subidas ficam fortes; quem não treina subida sente mesmo. Na segunda volta, 90% dos corredores subiram andando o último trecho.
Logo após essa última subida, quando se conclui a primeira volta, vem novamente o "S" do Senna e uma série de descidas longas; é recomendável não se empolgar nessas ladeiras, prá não ter que subir andando depois. Concluí a prova em 56:30min.
Conclusão sobre a prova- Vale a pena correr a Super 9k, desde que você não esteja iniciando seus treinos, porque as subidas são muito pesadas, exigindo muito dos glúteos e panturrilha. Também vale a pena por se realizar em Interlagos: é muito legal correr no autódromo, pois você sai da rotina de provas sempre dentro da USP. A corrida também é uma boa opção de lazer para quem não viaja nesse feriado, especialmente quando ele cai num dia de semana sem emenda. Já incluí essa prova no meu calendário do ano que vem. Veja minha foto na última subida clicando abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário